fevereiro 18, 2006

invasão de espaço

Existe uma verdade meio negligenciada por aí: as pessoas costumam ocupar um espaço maior do que o representado pelos limites do seu corpo.

Imagine o ambiente de um bar não muito cheio. Agora, tente vislumbrar aquele espaço perto do balcão onde se pedem bebidas. Sempre existem, por ali, pessoas conversando. E... se, por acaso, você vir um casal de amigos se encontrar, espere meia hora e você poderá analisar três situações distintas. Existiria até uma quarta, mas eu confesso que nunca vi acontecer.

Primeira:
O casal permanece praticamente no mesmo lugar, a mesma distância um do outro, conversando. Nesse caso, pode ter certeza: eles são realmente só amigos, gostam da companhia um do outro e, pelo menos "via de regra", não têm nenhuma segunda intenção.

Segunda:
O casal aparenta mais próximo do que estava antes, tocam-se "acidentalmente" uma vez ou outra e entreolham-se diretamente a maior parte do tempo, como se não existisse ninguém ao lado. Bom... aí eu nem preciso dizer. As segundas intenções estão muito claras. Os momentos seguintes só vão depender da personalidade do casal.

Terceira e a mais desagradável:
O casal não está mais ali. Inicialmente, você pensa que foram embora. Depois, chegando um pouco mais perto e desviando das outras pessoas, você percebe que eles estão ali ainda, mas andaram uns bons 5 passos para a direita. A moça pode estar com os braços cruzados, meio virada, olhando para todos os lados menos pro cara. O caso é típico: como está a fim dela, ele fica invadindo o seu espaço, tentando se aproximar. Ela, a cada vez que tenta restituir os centímetros quadrados que lhe são de direito, tem que caminhar um tantinho pra trás. Como o conhece, a moça fica sem jeito de dar um belo fora no rapaz e não sabe o que fazer para sair dali.

Olha... se você vir uma situação como a terceira, tenha dó da menina. Chame o rapaz pra conversar!

A quarta situação seria o contrário. O casal ter caminhado para a esquerda. Mas... sei lá... acho que as meninas têm outras táticas... e os meninos não têm tanta resistência...

4 comentários:

Anônimo disse...

Ao meu modo de ver,..hmmm,..bom....vamos embaralhar as situações:
A segunda seria a primeira e a quarta seria a segunda. A primeira seria a terceira. A terceira seria a quarta. Acho que é por aí!...rs

Mythus disse...

Eu não deixo barato, amiga ou namorada.

Anônimo disse...

Eita, saudades dos teus textos! como já disse lá: satisfação!

Anônimo disse...

Tem uma quinta:
Eles estão ali, parados. Conversam apressadamente. Topeçam nas palavras. Ele se aproxima ao máximo, fingindo dificuldades de ouvir. Aproveita o primeiro esbarrão pra chegar mais perto ainda, e agora já põe a mão na cintura dela. Ela parece gostar, ou ao menos não sentir incômodo. Dá corda ao papo, conversa algo sobre a vida, deixando no ar algo que ele entende como uma esperança... Ele se afasta, agora triste. O namorado dela acaba de voltar do balção aonde fora pegar duas bebidas...